17/01/08

nocturno

Espírito que passas, quando o vento
Adormece no mar e surge a Lua,
Filho esquivo da noite que flutua,
Tu só entendes bem o meu tormento...

Como um canto longínquo – triste e lento –
Que voga e subtilmente se insinua,
Sobre o meu coração, que tumultua,
Tu vertes pouco a pouco o esquecimento...

A ti confio o sonho em que me leva
Um instinto de luz, rompendo a treva,
Buscando, entre visões, o eterno Bem.

E tu entendes o meu mal sem nome,
A febre de Ideal, que me consome,
Tu só, Génio da Noite, e mais ninguém!

Antero de Quental

25 comentários:

Espaços abertos.. disse...

Um coração que verte gotas de saudade rompidas das trevas,consumidas numa febre de idealismos como só a noite o consegue.
No passado dia 27/12 estive de passagem pela tua ilha,ainda tive tempo de tirar algumas fotos estão no Flickr, na última coluna.
Beijinhos
Zita

samuel disse...

Grande produto, de uma bela região demarcada!

un dress disse...

febrilMente, Antero.

na consumação de tudo e nada.

magnificentemente declinado.




.beijO

Gi disse...

Tão belo este nocturno. Este espírito que acalma, que entende e guia ...

beijos

avelaneiraflorida disse...

Querida Ad astra,

e Antero aqui ...de forma tão intensa!!!
"Brigados"!!!
Bjkas, amiga!!!

hfm disse...

Como ele sabia!

zorro disse...

ola amiga dos acores!!!
um canto novo !!!onde te posso assombrar!!
hum!!!gostei deste post!bem negro!!!

vieira calado disse...

Antero!
É bom recordar os nosso grandes, do passado.
Obrigado por trazê-lo aqui.

avelaneiraflorida disse...

Voltei...para te pedir que, por favor, dês um saltinho ao meu cantinho, quando puderes!
BjkaS, amiga!!!!!!!

Maria Laura disse...

Antero e as suas tumultosas angústias. Um belíssimo poema.

Joana Roque Lino disse...

Filho esquivo... ;) É um belo poema. Um beijo grande, ad astra. Bom resto de fim de semana.

ROSASIVENTOS disse...

abro as mãos de vento e rosas


aos satélites sem rota



de par em par

entredentes disse...

belo...

susemad disse...

Guardarei o sonho que te leva.
Bonitas palavras de Antero.

tchi disse...

... a noite leva-nos mais longe...

Beijinho.

Anónimo disse...

...Apre este blog é só poesias e prosemas !!! Se era para ser uma coisa no feminino mais valia postares umas receitas e assim...sempre tinha mais préstimo do que as resmas de rimas que por aqui passam.
JNAS

Ad astra disse...

Jnas meu querido:
Não sejas assim, se insistires muito eu prometo encher este blogue com as receitas de "Penne aux quatre fromages et aux légumes",ou Crêpes au camembert et pommes fondantes ou se preferires posso passar também a dissertar sobre a politica autárquica ou ainda sobre o fundamentalismo da legislação antitabágica.
de qualquer forma ainda vou publicar algo só mesmo para ti...
noblesse oblige!!
:D

Anónimo disse...

Ui Ui que ela sabe mesmo do oficío feminino do Tacho e Panela ! Fico à espera de receitas. Tenho uma de "Gratin Dauphinois" que seguramente ias adorar...mas não tenho tempo.
JNAS

Ad astra disse...

JNAS,JNAS...
não fosse a vigência do Decreto-Lei n.º 49408, de 24 de Novembro de 1969 -artº19º e respondia-te...

apre...

José Louro disse...

Cara Ad Astra
Roubei-lhe um poema para o meu blogue.
Espero que não se importe.
Abraço.

Vieira Calado disse...

Belo soneto do Antero,
que eu não conhecia.
Ou então, já o tinha lido há tanto tempo que já não me lembro.
Obrigado

Maria Laura disse...

Beijo. Um bom resto de semana.

Dalaila disse...

aclma esta noite, mesmo em dias de torrentes, quental, quente

Carlos Ramos disse...

Ele deu um tiro no estomago, quem o poderá censurar?

Ele era um misfit, um beat incomensurável até não puder mais...

Grande Antero

Manuela Viola disse...

LINDO!