10/12/07


Nirvana

Para além do Universo luminoso,
Cheio de formas, de rumor, de lida,
De forças, de desejos e de vida,
Abre-se como um vácuo tenebroso.

A onda desse mar tumultuoso
Vem ali expirar, esmaecida...
Numa imobilidade indefinida
Termina ali o ser, inerte, ocioso...

E quando o pensamento, assim absorto,
Emerge a custo desse mundo morto
E torna a olhar as coisas naturais,

À bela luz da vida, ampla, infinita,
Só vê com tédio, em tudo quanto fita,
A ilusão e o vazio universais

Antero de Quental in Sonetos

14 comentários:

nana disse...

eu acredito
ainda
que o nirvana
é o que somos.

o nirvana
está
- estará sempre -
dentro de nós.


....



eu
acredito.






..




beijo
terno
também.












(e obrigada
por teu carinho
e presença
em minha praia
de marulhos....

:,o)


..)

O Profeta disse...

Vim visitar-te e saborear os teus sentires...

Trago comigo o aroma da terra
Sandálias feitas de alva espuma
Um dom cravado nesta alma singela
Um oceano de sonhos perdidos na bruma


A magia está a chegar no brilho de uma estrela
Reflectida nos teus olhos


Boa semana


Mágico beijo

Gi disse...

Hoje estava a precisar de um poema assim .Uma porta aberta.

Um beijo para ti

un dress disse...

abrir as portas.

as que dão para dentrO.




beijO ~

hfm disse...

Mas que imagem! belíssima! e reler Antero! Que bom e profícuo foi este meu regresso! Um abraço

Joana Roque Lino disse...

Sabes que desde pequena sempre me acompanhou um retrato a óleo desse homem, com um ar austero... E como era belo no seu interior. O retrato não lhe faz juz! Beijos

oskar disse...

TU ES UM ACHADO SEM VALOR ARQUEOLOGICO!!!GOSTO DOS TONS...DOS TEXTOS ESCOLHIDOS...MT BOM...SIM ESTE ANO QUE VEM A TUA TERRA NAO ESCAPA!!!

oskar disse...

HUM...QUERO SIM..ROTEIROS ESPECIAIS...FICO EXPECTANTE!!!

carteiro disse...

Ah, eu lembro-me quando li este poema pela primeira vez. (que não foi assim há tanto tempo, diga-se).
Tenho a mania de pegar nos livros grandes de poesia e abrir ao acaso para ler "um poema". E adoro sonetos. Numa noite tranquila, li esse, e reli. Gostei muito dele.

eduardo jai disse...

o "Nirvana" do Antero às 3.20am...

Soube bem.


Uma noite, quase madrugada, boa.
:)

Maria Laura disse...

Quase apetece essa viagem... É sempre bom ler Antero. Obrigada

E. Raposo disse...

Eu logo disse que esse Antero iria fazer estragos.

avelaneiraflorida disse...

Antero!!!!
que bom,Amiga!!!!

estou cansada,tem sido uma maratona de papéis...
e agora soube tão bem chegar aqui!!!

Brigados!!!!!
Bjkas, Ad Astra!!!!

ROSASIVENTOS disse...

ninguém pode soprar por nós se somos nós o vento; ou; não conseguem florir assim, se fores tú as rosas de uma história de um jardim;