19/12/07


Se ao menos soubesses tudo o que eu não disse
ou se ao menos me desses as mãos como quem beija
e não partisses, assim, empurrando o vento
com o coração aflito, sufocado de segredos;
se ao menos percebesses que eram nossos
todos os bancos de todos os jardins;
se ao menos guardasses nos teus gestos essa bandeira de lirismo
que ambos empunhamos na cidade clandestina
Quando as manhas cheiravam a óleo e a flores
e o inverno espreitava ainda nas esquinas como uma criança tremendo;
se ao menos tivesses levado as minhas mãos para tocar os teus dedos
para guardar o teu corpo;
se ao menos tivesses quebrado o riso frio dos espelhos
onde o teu rosto se esconde no meu rosto
e a minha boca lembra a tua despedida,
talvez que, hoje, meu amor, eu pudesse esquecer
essa cor perdida nos teus olhos.

Joaquim Pessoa in Antologia Poética

15 comentários:

Joana Roque Lino disse...

excelente poema. bj :)

entredentes disse...

ABRAÇO

avelaneiraflorida disse...

Querida Ad Astra,

QUE TUDO SEJA SERENIDADE E PAZ...

Bjkas, AMIGA!!!!

un dress disse...

esperamos em filas

a boca

e o céu

em bancos corridos

esperamos

por nós

un dress disse...

beijO ~

samuel disse...

Estou encantado por ter encontrado este blog pelo caminho...
Assim que fechar a caixa de comentários vou "pendurar" o Ad Astra na coluna de blogs do Cantigueiro (se não for inconveniente...)
Sobre o post... a quantidade de sessões de poesia e canções que eu fiz com esta "figura" do Joaquim Pessoa! Isso lembra-me de que há já tempo demais que não o vejo.
Obrigado pelo "alerta" :)

hfm disse...

Se... se encontrassemos de novo a cor?

Sky Walker disse...

Muito bonito... Um Santo Natal

eduardo jai disse...

Um dos meus poetas portugueses preferidos.

Bonito.

Um dia BOM.
:)

ROSASIVENTOS disse...

talvez não tenha ainda pronto o nome a dar à cor

Gi disse...

Se , não fosse o se ...

são tantas as condicionantes da vida, do amor! Por vezes perguntamo-nos se por um acaso podia ser melhor se os "ses" não tivessem acontecido. Apenas sabemos que poderiam ser diferentes, do resto não há qualquer garantia,

Um beijo

PS - tens que me apresentar o mais famoso dos famosos, disse no meus "pássaros" que o vinha conhecer mas não o encontro

Mais outro

vieira calado disse...

Olá!
Venho desejar-lhe um

BOM NATAl

em paz e harmonia.

E. Raposo disse...

Eu também venho por este meio desejar-te um Santo Natal.

Já agora se vires por aí o Pai Natal ou o Menino Jesus diz-lhes que eu ainda estou à espera desde à 2 anos (eles sabem do quê).

Cochofel disse...

Venho desejar-lhe um Feliz Natal e óptimo Ano Novo. Beijinhos

susemad disse...

"Se ao menos" tivesse palavras tão bonitas para escrever aqui...
"Se ao menos" os meus dedos conseguissem expressar os sentimentos que por mim passam...
"Se ao menos" o meu banco de jardim não tivesse ficado vazio...
...
...