26/11/07


…de como nada mais precisa dizer, pois que já o fez Álvaro de Campos, como abaixo de pode ler...

I

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei,
De nada me serviria sabê-lo
Pois o cansaço fica na mesma,
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
[…]
Estou cansado é claro
II

[...]
Fecharam-me todas as portas abstractas e necessárias.
Correram cortinas por dentro de todas as hipóteses que eu poderia
ver da rua
Não há travessa achada o número de portas que me deram.

Acordei para a mesma vida para que tinha adormecido.
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota.
Até os meus sonhos se sentiram falsos ao serem sonhados.
Até a vida só desejada me farta - até essa vida…

Compreendo a intervalos desconexos;
Escrevo por lapso de cansaço;
E um tédio que é até do tédio arroja-me à praia.

Não sei que destino ou futuro compete à minha angústia sem leme;
Não sei que ilhas do Sul impossível aguardam-me náufrago;
Ou que palmares de literatura me darão ao menos um verso.
[…]

Lisbon Revisited (1926)

III

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.
[…]
O que há em mim é sobretudo cansaço

10 comentários:

nana disse...

descansa de tua própria luta....
em ti.


só depois
- sabêmo-lo já,
sabia-lo também o pessoa,
por mais que -
o cansaço cessará seu fustigar.



....


força.




x

Maria Laura disse...

Por vezes nem sabemos de quê. Mas o cansaço impõe-se.
Álvaro de Campos disse tudo, de facto.

E. Raposo disse...

"[...]
Não, não sei isto, nem outra coisa, nem coisanenhuma...
E, no fundo do meu espírito, onde sonho o que sonhei,
Nos campos últimos da alma, onde memoro sem causa
(E o passado é uma névoa natural de lágrimas falsas),
Nas estradas e atalhos das florestas longínquas
Onde supus o meu ser,
Fogem desmantelados, últimos restos
Da ilusão final,
Os meus exércitos sonhados, derrotados sem ter sido,
As minhas coortes por existir, esfaceladas em Deus.

Outra vez te revejo,
Cidade da minha infância pavorosamente perdida...
Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui...
Eu? Mas sou eu mesmo que aqui vivi, e aqui voltei,
E aqui tornarei a voltar, e a voltar.
E aqui de novo tornarei a voltar?
Ou somos, todos os EU que estive aqui ou estiveram,
Uma série de contas-entes ligadas por um fio-memória,
Uma série de sonhos de mim de alguém de fora de mim?
[...]"

Lisbon revisited (1926)

Álvaro de Campos

E. Raposo disse...

"[...]
Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o infinito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, osto...
Para mim só um grande, e profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço..."

O que há em mim é sobretudo cansaço

Álvaro de Campos

avelaneiraflorida disse...

Querida AD ASTRA,

e quando esse cansaço é demasiado insuportável...um ombro de um Amigo pode ajudar...

ou uma mão estendida ...para apertar...

ou um silêncio...disponível para ouvir!!!!
FORÇA, AMIGA!!!!
BJKS!

un dress disse...

lembrei-me da música rugas do álbum humanos.

/letra de antónio variações.

sobre esse cansaço que nos sua e arde mais nalguns dias.

/subdérmica consciência de fins...



abraÇo ~

hfm disse...

Pelo menos corre ao descanso interior.
Um beijo.

Joana Roque Lino disse...

também quero ir ao jantar :) beijos às três.

Rui Caetano disse...

O cansaço, por vezes, atormenta os nossos dias, o stress é o primeiro passo que nos preocupa, mas devemos lutar contra esse sentimento e encontrar um caminho de fuga.

carteiro disse...

O teu também é um cansaço de Outono, que aparece não sabemos donde e ainda menos sabemos por donde sairá ele?