14/07/07

Hoje descobri este poema saxónico do sec IX
O conceito aqui transmitido, amedronta.
Acho que estou fúnebre…

A SEPULTURA

Para ti foi construída a casa, antes de nasceres.
Para ti destinada a terra, antes que saísses de tua mãe.
Não a fizeram ainda. Ignora-se a sua fundura.
Não se sabe ainda que comprimento terá.
A tua casa não é muito alta. É humilde e baixa.
Quando estiveres aí, as valas serão baixas, humildes as paredes.
O tecto está perto do teu peito. Habitarás então no pó e sentirás frio.
Toda a treva e toda a sombra apodrecerá no covil.
Essa casa não tem porta e não há luz lá dentro.
Aí estás firmemente encarcerado e a morte possui a chave.
Aborrecida é essa casa térrea e atroz é morar nela.
Aí estarás e hão-de devorar-te os vermes.
Aí estás fechado longe dos teus amigos.
Nenhum amigo te visitará para te perguntar se essa casa te agrada.
Ninguém abrirá a porta.
Ninguém descerá a esse lugar porque muito depressa serás aborrecido para os olhos.
A tua cabeça será despojada do cabelo e a beleza apagar-se-á.

5 comentários:

TG disse...

O que amedronta não é o poema, é saber que algo existe sem o poder experienciar...só uma tenho, preso e cativado, livre e amarrado, destinado ou para lá levado...

um beijo

Carlos Ramos disse...

Prefiro, porque não tenho alternativa; "Do Not Go Gentle Into That Goodnight" de Dylan Thomas. Mas quase que sei o que está descrito no poema... às vezes isso acontece em vida.

Bj.

Ad astra disse...

"Do not go gentle into that good night,
Old age should burn and rave at close of day;
Rage, rage against the dying of the light..."

Já nem me lembro á quanto tempo li isso...fizeste-me recordar

E. Raposo disse...

Bem, tu és mesmo incrível.
Minha alma está pasma.

Vou levar esta alma pasma a tomar descafeinado contigo...

Ad astra disse...

Inarq:Mas que terei eu feito agora?Pasmará com quê sua alma?

Almas pasmas tomam descafeinado?
E litros de àgua?

beijinho.