01/07/07

O elmo de Mambrino


" -Valha-me Deus senhor Dom Quixote, que não posso aguentar ou ter paciência com algumas coisas que vossa mercê diz, já que por elas imagino que tudo isso deve ser coisa de vento mentira ou patranhas, ou como lhe queira chamar. Porque quem ouvir vossa mercê dizer que uma bacia de barbeiro é o elmo de Mambrino, e que não sai deste erro há mais de quatro dias, que há-se pensar, senão que quem tal diz e afirma deve ter pouco juízo?
-Olha Sancho Pança – disse Dom Quixote - que tens o mais curto entendimento que tem ou teve algum escudeiro no mundo. Será possível que em todo o tempo que andas comigo não tenhas deixado de ver que todas as coisas dos cavaleiros andantes parecem quimeras, loucuras e desatinos, e que são todas feitas ao contrário? E não porque sejam assim, mas porque andam sempre entre nós uma caterva de encantadores que mudam todas as nossas coisas, as trocam e voltam a trocar a seu gosto, consoante nos querem favorecer ou destruir. Por isso, aquilo que a ti te parece uma bacia de barbeiro parece-me a mim o elmo de Mambrino e a outrem parecerá outra coisa. E foi rara providência do sábio fazer com que a todos pareça uma bacia o que na realidade e verdadeiramente é o elmo de Mambrino, pois, sendo ele de tal estima, todo o mundo me perseguiria para mo tirar, mas como vêem que não é mais do que uma bacia de barbeiro, não se dão ao trabalho de o procurar…”

Cervantes - D.Quixote de la Mancha

3 comentários:

Anónimo disse...

Este texto é espectacular! percebo bem o que queres dizer.
Acho que todos temos o nosso "Elmo de Manbrino" - algo ou alguem que queremos só para nós

Anónimo disse...

Fogo, kero essa coisa do manbrino com elmo.

Goto de tu pa caneco

Ad astra disse...

Mando-te um...por carta.
Ups, não posso, isto é anónimo.